Operação “Internet Mais Segura 2021” abrange 36 escolas do distrito de Beja

A Guarda Nacional Republicana (GNR), em parceria com a Microsoft Portugal, lançou, ontem, a operação “Internet Mais Segura 2021”, que se vai materializar através de ações de sensibilização digitais direcionadas para a comunidade escolar.

A ação lançada no Dia da Internet Mais Segura, pretende contribuir para a prevenção de comportamentos de risco inerentes à utilização da Internet, em particular, nesta altura de pandemia, “em que a utilização das tecnologias no meio escolar foi determinante para permitir dar continuidade ao ensino não presencial”.

Neste enquadramento, a GNR e a Microsoft Portugal estão a disponibilizar conteúdos digitais que visam sensibilizar a comunidade escolar, até sexta-feira, 12 de fevereiro.

Dos 892 estabelecimentos de ensino que aderiram à iniciativa, 36 localizam-se no distrito de Beja.

Estas ações, dirigidas a crianças, jovens, encarregados de educação e agentes educativos, abordam questões como o cyberbullying, furto de identidade, privacidade, incorreção das fontes de informação, vírus informáticos e a dependência da internet, na qual são destacados os videojogos.

A GNR aconselha ainda que se tenham alguns cuidados para melhorar a sua privacidade online, aconselhando ao uso de passwords fortes; a não guardar os dados pessoais no navegador da Internet; a não partilhar dados privados nas redes sociais e nos sites de consulta; a manter o antivírus atualizado e a verificar e controlar a dependência de internet junto dos familiares e amigos.