Quando o Governo, com orientação da União Europeia, se prepara decidir onde investir o dinheiro da dita bazuca a que o governo chamou Plano de Recuperação e Resiliência, cá para nós no Alentejo percebemos que não passa de um tiro de pólvora seca!
Com tantos milhões vamos, uma vez mais, ficar de fora… abandonados.
Precisamos de uma política de investimento público em infraestruturas e equipamentos que é uma condição indispensável para garantir um futuro digno para as nossas gentes e melhorar a atratividade do território, atraindo e fixando população, contribuindo para combater o despovoamento há muito em curso.
Há muito que o PCP defende a necessidade de investimento, na ligação ferroviária, na rodovia concluindo o IP8 e o IP2, no aproveitamento do aeroporto de Beja, na construção do novo edifício do hospital de Beja a construção dos novos centros de saúde da Vidigueira e de Ourique ou na nova urgência em Castro Verde, num modelo agrícola que desenvolva a região!
Estas são exigências e luta que o PCP tem feito independentemente de estarmos ou não em ano de eleições. A verdade é que perante o aproximar das eleições autárquicas em 2021, assistimos à autêntica caça ao voto de que o Partido Socialista, infelizmente, é especialista na matéria!
Porque é da caça ao voto que se trata quando o PS vem anunciar que agora é que é! Agora é que vão avançar com a ferrovia, como o aeroporto ou com o IP8, agora exigem e vão fazer tudo o que não fizeram e já podiam ter feito. Querem fazer esquecer o NÃO que nos têm dado! Querem fazer esquecer os anos de governação da sua responsabilidade, a que se juntam outros tantos do PSD e CDS que têm igual culpa no abandono do distrito de Beja.
Fossem o PS, o PSD e o CDS coerentes como que dizem e o que fazem e há muitos anos que a região já tinha o IP8 ou o IP2, a ferrovia ou o aeroporto, ou mesmo o hospital concluídos!
Diríamos… até parece que fazem de propósito! E fazem mesmo! Que não restem dúvidas deixam-nos para trás porque representamos menos votos que outros territórios e preferem trazer-nos iludidos com promessas que só lhes alimenta os interesses políticos e partidários
O caminho é o de rejeitar a caça ao voto, o caminho é de continuar a lutar pelo desenvolvimento do Alentejo, lutando para colocar o distrito de Beja no caminho do progresso e da construção de uma vida melhor.
João Dias
Deputado do PCP