Opinião: Laura Fernandes

Autárquicas 2021…Um Sonho!

Aproximando-se as Eleições Autárquicas 2021, iniciam-se os processos de Campanha Eleitoral, processos desafiantes agravados pela crise pandémica. Apesar deste contexto de grande imprevisibilidade, eu tenho um sonho!

Sim, ouviram bem, um sonho cheio de Esperança. Um sonho que exige de todos e todas empenho, mudanças… um sonho que facilmente pode e deve ser uma realidade.

Os cidadãos estão cada vez mais exigentes e querem sobretudo respostas efetivas, soluções para os seus problemas e já não aceitam meras devoluções de culpa, ataques pessoais, politiquices que infelizmente em nada dignificam a politica e os políticos.

Precisamos de Homens e Mulheres que, em igualdade, tenham visão estratégica, que não se esgotem na conjuntura e que, sobretudo, não deixem as pessoas e os territórios reféns porque obedecem a lógica ideológicas que impedem os territórios de avançar.

Merecemos os melhores candidatos, com perfil, percurso, preparação, para com elevada responsabilidade possam promover e salvaguardar o superior interesse coletivo, em tempos de especial complexidade.

Sem dúvida um desafio exigente para os e as cabeças de lista e suas equipas, que tão importante são.

O poder local não é um projeto pessoal e ou individual, não é um processo de promoção e elevação de egos nem protagonismos, o poder local não é isto, felizmente é muito mais…

Não é possível fazer-se uma mudança sozinho, importante a colaboração, o envolvimento, as equipas no sentido de se fazer um trabalho conjunto, enriquecido por todos e todas, onde é possível acrescentar algo, para honrar a confiança dos eleitores indo ao encontro das suas expectativas, respeitar e ser respeitado.

Os e as Autarcas que ficam na memória das pessoas são os fazedores, os que agregam e promovem a alma coletiva do seu território.

Desde já eleve-se a discussão e as discordâncias, foquemo-nos nos projetos e programas de cada candidatura, discutam-se IDEIAS e não pessoas, nenhum candidato merece, nem nas populações, pois não queremos nem nos revemos nesta suposta forma de fazer politica.

Todas e Todos queremos viver no melhor sitio do mundo… na nossa terra, com a nossa família, com as nossas gentes, ter a melhor qualidade de vida e ser representadas nos vários órgãos políticos pelas MELHORES e mais competentes.

Sonho ver candidatos e equipas às 14 Autarquias, 14 Assembleias Municipais e 96 freguesias do Distrito de Beja motivadas, empenhadas e particularmente bem preparadas para exercerem novas competências decorrentes da reforma da descentralização, assim como para lidarem com as inúmeras oportunidades que decorre da agenda 2030 e do Plano Nacional para a Recuperação e Resiliência.

O nível de exigência e capacidade são elevados para quem vai exercer funções autárquicas, centremo-nos no que é verdadeiramente importante, melhorar a qualidade de vida das pessoas, equidade e sustentabilidade dos territórios.

Eu tenho um Sonho…tenho esperança que pudemos fazer diferente, fazer melhor, aprender com os erros.

Eu tenho um Sonho, que Homens e Mulheres em IGUALDADE apresentarão programas e projetos de excelência para o nosso território, não deixando nada nem ninguém para trás.

Homens e Mulheres sonharam e tornaram realidade o poder local e um dos maiores sucessos de Abril… vamos ao trabalho definir prioridades do presente e preparar os desafios do futuro!

Laura Fernandes

Presidente das mulheres socialistas do Baixo Alentejo