Opinião: Leonor D’Argent

Cumprimento todos os ouvintes e a equipa da Rádio Pax.
Não há dúvidas de que no Alentejo, nomeadamente no distrito de Beja, se produzem excelentes queijos. Explicará este facto os resultados das eleições neste distrito e, em especial, no concelho de Beja?
Peço, desde já, desculpas pela confusão que posso estar a criar em alguns ouvintes, mas vou tentar ilustrar com dois exemplos da atualidade política: o Plano de Recuperação e Resiliência e o novo aeroporto.
O que têm, então, em comum, estas duas matérias? Certamente, numerosas falhas no que concerne ao planeamento que deveria ter sido feito ou que deveria estar a ser feito pelo atual Governo.
No que concerne a Beja, estas duas questões têm em comum, em grande medida, a exclusão de Beja da discussão pública e política a nível nacional. O Plano de Recuperação e Resiliência tem sido amplamente criticado pelos bejenses, que referem uma grande ausência de infraestruturas de que o Baixo Alentejo carecerá neste plano.
Igualmente, muito criticada tem sido a exclusão do Aeroporto de Beja da discussão sobre o novo aeroporto, discussão esta que se tem reavivado nos últimos dias. A opção do Aeroporto de Beja tem sido ignorada pela maioria dos comentadores políticos, dos partidos políticos e, sobretudo, pelo Governo do Partido Socialista.
O problema, é que nenhuma destas discussões é recente. São, na verdade, discussões que persistem há muitos anos. Dos últimos 25 anos de esquecimento do Baixo Alentejo, o Partido Socialista governou em 18.
E como têm os bejenses retribuído este esquecimento? Com ótimos resultados eleitorais para o Partido Socialista e para os partidos que têm apoiado o seu Governo. No que concerne ao concelho de Beja, o Partido Socialista foi o mais votado nas últimas eleições autárquicas, legislativas e europeias.
Na hora de votar, onde está a indignação? Na hora de votar, onde está a responsabilização dos governantes que continuam a esquecer Beja e os bejenses?
Reconhecendo a qualidade dos produtos gastronómicos da nossa região, parece-me que alguns eleitores bejenses andarão a comer muito queijo.
Despeço-me dos ouvintes e equipa da Rádio Pax, desejando a todos muita saúde e ânimo.

Leonor D’Argent

Assessora Parlamentar do deputado da Iniciativa Liberal