Cumprimento os ouvintes e colaboradores da Rádio Pax,
Sem querer focar mais uma das minhas crónicas no discurso com que o atual presidente da Câmara de Beja se apresenta a eleições, vejo-me forçada a fazê-lo. Agora, além do já conhecido lema de que “Beja podia estar pior”, temos também que “o voto útil é no Partido Socialista”. Partido Socialista este que, recordo, deixou a cidade num estado em que o melhor que dela pode dizer – e talvez seja um exagero, próprio dos autoelogios – é que podia estar pior.
A ideia principal de quem faz campanha pelo voto útil é não ter que partilhar ideias e projetos próprios, afunilando a eleição e fazendo o eleitorado crer que só existem duas opções viáveis. Numa democracia saudável, não há vencedores à partida ou pré-eleitos, e a capacidade do eleitorado se fazer ouvir e, caso assim entenda, por maioria, alterar o rumo que até aí se tem seguido, é fundamental.
E, assim, a questão que se impõe é: o voto no Partido Socialista é útil para quem? E para quê? Bem, certamente será útil para o próprio Partido Socialista. Contudo, será que é um voto útil para Beja e para os bejenses? A resposta não pode deixar de ser um categórico “não”!
Votar em quem faz da estagnação uma bandeira eleitoral, não é um voto útil. Votar de modo que a política bejense continue um clube pintado a vermelho e rosa, sem transparência e sem o escrutínio que podem e têm de ser assegurados por novos elementos, não é útil.
O voto útil é aquele que melhor garante os interesses de quem vota.
A quem interesse que, daqui a 4 anos, a cidade esteja quase exatamente como está hoje, e aí poder dizer novamente que “Beja podia estar pior”, poderá ter o voto “útil” no Partido Socialista.
Aqueles cujos interesses passem por criar condições para a fixação de empresas e, consequentemente, de pessoas, devolvendo dinamismo, a nível económico e social, a Beja, têm como voto útil a coligação “Beja Consegue”, encabeçada pelo Nuno Palma Ferro.
Despeço-me dos ouvintes e equipa da Rádio Pax, desejando a todos muita saúde e ânimo.
Leonor D’Argent
Assessora Parlamentar do deputado da Iniciativa Liberal