Opinião: Luis D’Argent

Cumprimentar como sempre os ouvintes e colaboradores da Rádio PAX, nestes tempos difíceis em que não bastava esta maldita epidemia e a seguir levamos com o COVID. Sim depois de 4 anos de um governo socialista, levamos com a Pandemia, e de uma coisa tenho a certeza, as consequências do primeiro serão muito mais devastadoras e persistentes do que as da segunda. Ao contrário de outro estadista, estes dedicam-se a tratar dos mortos e a enterrar os vivos. 

Se as coisas para o País não estão bem, para o Baixo Alentejo então vão de mal a pior, senão vejamos: sendo a Região que mais vota à esquerda, ironicamente estamos votados ao maior desprezo de que tenho memória. Paradigmáticas são as declarações do primeiro ministro no debate de quarta feira no parlamento ao referir-se ao aeroporto de Beja como muito distante, e ao excesso de estudos que dispensam qualquer novo, não vá ele indicar Beja como melhor solução. Se juntarmos a estas declarações as do inexistente ministro do ambiente, de que não vale a pena construir novas barragens porque não chove, podemos ter uma pálida ideia do que nos espera. 

Apesar de ser o governo com mais ministros, secretários de estado, assessores, colaboradores, servidores e mais todas as dores do mundo, não há ninguém que explique que a distância para estes assuntos não se mede em Km’s mede-se em Tempo Médio de Acesso (TMA).Vou dar um exemplo, de Cascais a Lisboa distam menos de 40 Km e o TMA nas horas de ponta é superior a quem tem que fazer 150 Km. Desprezar uma solução que custa metade da opção Montijo e um quinto da opção Alcochete, com um espaço aéreo muito menos congestionado, sem problemas ambientais, com total capacidade de expansão, muito maior capacidade de operacionalidade por motivos climatéricos, possibilidade de ser alternativa a Faro e a Sevilha euma pista construída por alemães que é a única da península ibérica que permite a aterragem de todo o tipo de aeronaves, é obra. Só falta juntar a isto um pormenor que é a sacrossanta coesão territorial que mandamos ás malvas juntamente com os investimentos do Plano de Recuperação e Resiliência, tudo isto sem um suspiro.Com amigos destes quem é que precisa de inimigos…

Uma boa semana a todos os ouvintes e colaboradores da Rádio PAX, com muita Saúde e em confinamento. Já não sei se isto vai passar…

Luís D’Argent

Engenheiro agrónomo