Opinião: Rui Garrido

Esta semana vamos reunir-nos em torno de “Todo o Alentejo Deste Mundo!”. A pandemia da Covid-19 trocou-nos as voltas mas nós, seres humanos, temos uma tremenda capacidade de nos reinventarmos, e a Ovibeja tem a marca da Inovação! Nos dias 22 e 23, esta quinta e sexta-feira, vamos ter uma Ovibeja virtual, em tudo igual às edições anteriores, mas com recurso às novas tecnologias. Basta entrar no site, em www.ovibeja.pt, sem necessidade de inscrição.

Inaugurada pelo Presidente da República e encerrada pela Ministra da Agricultura, a Ovibeja vai ter os habituais pavilhões com os expositores de sempre que aproveitaram esta oportunidade para contactar com os seus públicos, mostrar e vender os seus produtos. Porque a Ovibeja está aberta a uma visita virtual a todos os seus espaços, ao contacto com os expositores, por chat ou por outro meio, aos negócios, para comprar ou vender produtos ou serviços através de links próprios. Convida a assistir aos webinars, a visualizar momentos de reportagem em direto com pequenas entrevistas, curiosidades, apoio ao acompanhamento dos eventos. A Ovibeja convida a assistir a uma prova improvável de azeite, entre um provador de azeite e outro de vinho, com dicas sobre conjugações de alimentos, sabores e saberes. A uma viagem do prado ao prato. E, como não podia deixar de ser, convida à participação num grande concerto em direto: O Ouvi Cante com jovens talentos da região que também cantam outras sonoridades, desde o jazz, ao fado e onde o improviso os levar. Num só concerto participam vários artistas: Buba e Eduardo Espinho, Bruno Chaveiro, Luís Trigacheiro, João Maria Baião e Miguel Costa, Ana Sofia Varela, Jorge Benvinda e Jorge Serafim.

A adesão de expositores e de patrocinadores a esta edição da Ovibeja excedeu as nossas expectativas. Contamos também que o número de visitantes seja, como habitualmente, massiva. Foi a pensar em todos os nossos públicos que entrámos neste desafio. Que criámos um sem número de eventos e de surpresas em que todos se vão rever como fazendo parte deste grande evento que é seu também.

E se a feira de todos nós é uma feira de afetos, de encontros e reencontros, esta edição é também mais um estímulo a essa partilha através das novas tecnologias. Basta entrar no site da Ovibeja e encontra “Todo o Alentejo deste Mundo!”.

Rui Garrido  

Presidente da ACOS – Associação de Agricultores do Sul