Opinião: Vitor Besugo

Poder Local – O primeiro aliado das populações

Realizaram-se no passado dia 26 de setembro as eleições autárquicas, em que a abstenção rondou os 38% no distrito de Beja.

A escolha de um presidente de câmara, de junta de freguesia ou de assembleia municipal é um dever que os cidadãos têm, de extrema importância para a melhoria das condições de vida do território e das pessoas que aqui vivem.  

Os cidadãos devem de olhar para o poder local como o seu primeiro grande aliado, pois é ao poder local que se devem dirigir em primeira linha e onde devem de recolher o apoio necessário para a resolução dos seus problemas mais básicos, ou então serem devidamente encaminhados para as entidades competentes.

Os eleitos locais são escolhidos pelas suas gentes, a quem diariamente prestam contas do exercício do seu mandato, seja a que horas for, e seja no café local, numa mercearia, ou onde quer que seja.

Esta proximidade traduz-se num melhor serviço, mais adequado às necessidades das populações e mais condizente com a realidade. 

O poder local não fica atrás das secretárias, vai aos locais, vê e sente a realidade, fala com as pessoas e tenta resolver os problemas colocados.

Existem em Portugal atualmente 3.091 Freguesias e 308 Municípios, com diferentes dimensões territoriais, populacionais e realidades socio-económicas bem distintas.

No distrito de Beja temos 14 municípios e 75 freguesias, também com diferenças importantes entre elas, que vão desde Barrancos a S. Teotónio.

Nestas eleições autárquicas o Partido Socialista conquistou 10 municípios e 47 freguesias.

A CDU por sua vez conquistou 4 municípios e 27 freguesias, houve ainda um movimento de cidadãos que ficou à frente de uma freguesia.

Assim, no distrito de Beja o Partido Socialista voltou a ser o grande vencedor ficando novamente a liderar os destinos da CIMBAL e da ANAFRE, o que vem comprovar o bom trabalho que se tem feito nestas associações de municípios e de freguesias durante os últimos anos.

A terminar, desejo a todos os eleitos os votos de um excelente mandato e que nunca se esqueçam que somos os primeiros aliados das populações!  

Vitor Besugo

Presidente da Junta de Freguesia de Beringel