A autarquia de Mértola já revelou as propostas vencedoras no âmbito do Orçamento Participativo (OP) 2020. Houve dois vencedores do Orçamento Participativo Geral e três vencedores do Orçamento Participativo Jovem.
A proposta para a criação de um espaço de lazer, de apoio à nova zona residencial, junto à zona industrial de Mértola, através da requalificação do espaço público agora degradado, criando uma zona social comum agradável às famílias, foi a mais votada.
A segunda proposta mais votada recaiu sobre a construção de um parque de lazer com multifunções, num espaço desaproveitado, na localidade de Santana de Cambas, que funcione como um novo polo agregador da comunidade local, incentivando a prática de atividades comunitárias e em família ao ar livre.
“Espaço Jovem – House” foi a proposta mais votada do Orçamento Participativo Jovem e pretende, nas instalações que pertencem à Junta de Freguesia de Santana de Cambas, criar um ponto de encontro e um ponto de partida para novas iniciativas culturais e de animação dos mais jovens, em interligação com a restante comunidade.
Em segundo lugar, foi escolhida a proposta para a criação de estágios desportivos internacionais para jovens, destinadas a modalidades olímpicas para jovens até aos 21 anos, praticantes em Clubes sediados no Concelho.
A proposta “Empreendedorismo social – Mértola” ficou em terceiro lugar e consiste na dinamização de momentos onde, após a identificação de problemas sociais, serão encontradas soluções através do exercício criativo em grupo e da experimentação, tendo como objetivo transformar mentalidades e iniciativas na comunidade.