A Câmara Municipal de Ourique presta homenagem ao comendador Hélder Mendes com um ciclo de cinema no Cineteatro Sousa Telles entre hoje e quinta-feira, dia 30 de novembro.
Através das redes sociais, a autarquia sublinha que “o comendador Hélder Mendes, ilustre ouriquense, realizador, pioneiro da televisão em Portugal, está ligado a diversas marcas relevantes da história do audiovisual em Portugal. Foi um dos fundadores da Radiotelevisão Portuguesa. Filmou a guerra colonial. Mergulhou nos mares, para captar as primeiras imagens subaquáticas que o país viu, ainda a preto e branco. Filmou Maria Callas em Lisboa, naquele que ficou para a história como o melhor registo sonoro da voz da diva da ópera”.
O Município destaca ainda que Hélder Mendes viveu “uma vida plena de compromissos com a atualidade, a natureza, a cultura e a realização de trabalhos de excelência no registo e transmissão audiovisual de diversos acontecimentos, produções e realizações”.
Durante o evento são exibidos os filmes “Arrábida – da Serra ao Mar”, “A Espuma e o Leão”, “A Nau Catrineta”, “A Ria, a Água e o Homem”, “A Tua Vez”, “Navegar”, “Um Gato Sem Nome” e “A Campanha do Creola”.