Ourique inaugura Central Fotovoltaica de 35 milhões de euros

Em Ourique é hoje inaugurada a Central Solar Fotovoltaica OURIKA. O projecto é apontado pela Câmara de Ourique como “pioneiro a nível europeu”.

“É a primeira central de grandes dimensões que não tem tarifa garantida suportada pelos contribuintes, vai ser a primeira a ser ligada directamente à Rede Nacional de Transporte da Rede Eléctrica Nacional, de acordo com o novo regulamento da ligação de geradores às redes da União Europeia, e foi concretizada segundo as melhores soluções do sector das renováveis”, adianta a Câmara.

O investimento de 35 milhões de euros foi desenvolvido pela MorningChapter e a cerimónia de inauguração, marcada para a Biblioteca de Ourique, conta com a presença do Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, do Secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches e do Diretor-Geral de Energia da Comissão Europeia, Dominique Ristori.

A Central permitirá a produção de energia suficiente para cerca de 25 mil famílias, evitando a emissão de 49.944 toneladas de Co2 por ano.

Marcelo Guerreiro, presidente do Município afirma que “esta central coloca Ourique na linha da frente na produção de energias renováveis”.

O autarca acredita que “é possível conciliar o mundo rural como a inovação”.