12°C
Scattered clouds

Ourique: Secretário de Estado da Alimentação visitou Feira do Porco Alentejano

O Secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agro-alimentar, Nuno Vieira Brito, esteve esta manhã na Feira do Porco Alentejano para a assinatura do Acordo de Cooperação do Centro de Competências do Porco Alentejano e do Montado.
Ourique: Secretário de Estado da Alimentação visitou Feira do Porco Alentejano

Durante a sessão, Nuno Faustino, presidente da Associação de Criadores do Porco Alentejano, referiu que “este é o primeiro passo para a criação de uma infra-estrutura de desenvolvimento da fileira do Porco Alentejano”. O mesmo acrescentou que “esta é uma raça com muito potencial” e disse ainda que “este documento agora assinado não está limitado às entidades que agora o assinaram, mas pode ser aberto a outras, como é o caso da autarquia de Barrancos”.

Pedro do Carmo, presidente da Câmara Municipal de Ourique, frisou que “este é um dia muito feliz para Ourique, para o Baixo Alentejo e para o país”. O autarca destacou que é preciso “aproveitar todas as oportunidades dentre deste acordo de parceria que agora dá os primeiros passos” e sublinhou que “Ourique deu mais um grande passo e é uma referência na fileira do Porco Alentejano”.

No seu discurso, o Secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agro-alimentar, lembrou que “este é um momento inicial mas muito importante, pois é um caminho que se inicia e que permite um conjunto de conhecimentos, de estratégia e de partilha de informação”. O governante realçou que para esta matéria “existe um financiamento de 100 milhões de euros no âmbito do PDR 2020″ e lembrou que a” primeira candidatura decorre já na primeira quinzena de Maio”. Apesar de, nas palavras de Nuno Vieira Brito, “ainda existir muito caminho a percorrer, no que toca às exportações tem sido feito um esforço profundo para abrir novos mercados”. Vieira Brito disse que “o Japão, por exemplo, já é um mercado aberto, mas no entanto ainda não foi possível por o Porco Alentejano naquele país”. O secretário de Estado lembrou que “no Alentejo já existem 20 empresas licenciadas para exportar para o Brasil, mas só duas é que o estão a fazer neste momento”.

No final do seu discurso, Nuno Vieira Brito deixou um repto às instituições de ensino: “Utilizem o conhecimento em favor da sociedade e das empresas, pois o conhecimento tem que se transformar em valor económico”.

O acordo de cooperação do Centro de Competências do Porco Alentejano e do Montado foi assinado pelos municípios de Ourique, Almodôvar, Odemira, Castro Verde e Aljustrel e pelo Matadouro do Litoral Alentejano, pela Barrancarnes, pela Montaraz de Garvão, pelo INIAV, pelo CEBAL, pelo Instituto Politécnico de Beja, pela ACOS, pela ACEPA, ANCP e Associação de Criadores do Porco Alentejano. O signatários têm agora um prazo de 60 dias para desenvolverem e apresentarem ideias e projectos mais concretos e desenvolvidos. A cerimónia decorreu no Auditório da Biblioteca Municipal de Ourique.

PUB

PUB

PUB

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Farmácia de serviço hoje na cidade de Beja

Publicidade

Mais Lidas

1
Ourique
Incêndio fatal em Ourique: homem perde a vida aos 62 Anos
2
Ressonância
Hospital de Beja: A espera terminou, Ressonância Magnética chegou
3
Bombeiros
Polémica nos Bombeiros de Beja: Lista rejeitada responde a comunicado da direção 
Devemos acarinhar os eleitores do Chega? Não! Não podemos
5
roubos em Beja
Semana com ameaças, agressões e roubos em Beja
6
Odemira
Alunas de Odemira brilham em competição de ciência em Itália
7
25 de Abril
50 anos de Abril: Catarina Eufémia, um símbolo da luta antifascista
8
agricultores
Agricultores que cortaram estrada em Serpa identificados pelas autoridades

Recomendado para si

Natal
08/12/2024
III Feira de Natal anima Santa Clara de Louredo
Ovinos
22/11/2024
Governo aprova 30 ME para recolha de animais mortos
Mértola
11/11/2024
Mértola apoia agentes desportivos  
07/11/2024
“Vidigueira ENCante 2024” assinala elevação do Cante a Património da Humanidade
Ourique
12/08/2024
Bombeiros de Ourique têm novo veículo de combate a incêndios
Acidentes
11/06/2024
“Viajar sem pressa” termina hoje
Arraiolos
09/06/2024
“O Tapete está na Rua” capta novos visitantes a Arraiolos
Castro Verde
09/06/2024
Castro Verde: Formação “Liderança e Gestão de Equipas” com inscrições abertas