No ano passado, os ouriquenses concretizaram um aumento de 14% da média de reciclagem de cada residente no concelho. Os resultados passaram de 52 Kg reciclados, por pessoa, em 2019 para 60,5 Kg de resíduos separados para reciclagem por munícipe.
De acordo com a autarquia, “trata-se de um significativo esforço de compromisso” da população “com a reciclagem e com a sustentabilidade ambiental”.
A Câmara de Ourique recorda que “concretizou, nos últimos anos, uma profunda transformação da realidade da vila, com a implementação do sistema de recolha de resíduos domésticos porta-a-porta e do princípio PAYT (Pay-as-You-Throw), num esforço conjunto com a ResiAlentejo e com o contributo decisivo dos munícipes”.
Segundo a nota da autarquia, “Portugal está obrigado ao cumprimento de metas ambientais internacionais e Ourique acaba de dar um contributo positivo para esse esforço” através da “separação dos resíduos para reciclagem”.
O desafio para 2021, explica o município, “será manter este compromisso com o ambiente, por Ourique, pelos Ouriquenses de agora e do futuro”.