Outubro foi um mês seco diz IPMA

Em Outubro os valores da temperatura do ar apresentaram variações significativas, alternando entre períodos mais quentes que o normal e períodos mais frios que o normal, revela o Boletim Climatológico do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em Beja a média da temperatura mínima foi de 12,2 Graus Celsius. A média da temperatura máxima atingiu os 23,5 Graus Celsius. A precipitação total foi de 92,3mm.

No final de Outubro, Beja registou o 2º valor mais baixo da temperatura mínima desde que há registo (1941). Os termómetros desceram aos 3,2 Graus Celsius.

“Em termos espaciais os valores da percentagem de precipitação, em relação ao valor médio no período 1971-2000, foram em geral inferiores ao valor médio em grande parte do território, excepto no interior do Alentejo e no Algarve.

De acordo com o índice de seca, o Instituto sublinha que no território nacional, no final do mês passado verificava-se uma situação de seca fraca a moderada”. O distrito de Beja estava em seca fraca.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, o mês de Outubro “classificou-se como normal em relação à temperatura do ar e seco em relação à precipitação”.