Ovibeja: 36ª edição debruça-se sobre alterações climáticas

A 36ª edição da Ovibeja já tem data marcada. O certame que decorrerá de 24 a 28 de Abril, no Parque de Feiras e Exposições Manuel de Castro e Brito, em Beja vai abordar “a problemática das alterações climáticas e os contributos, à luz do conhecimento e da inovação, sobre a sua mitigação e reversão”.

A iniciativa que promete mostrar “Todo o Alentejo deste Mundo” está a desenvolver “parcerias de cooperação e a convidar especialistas, nacionais e internacionais, para uma abordagem multidisciplinar do tema”, explica a ACOS- Associação de Agricultores do Sul, entidade promotora.

A mesma entidade refere que “investigadores, agrónomos, geógrafos, estudantes, agricultores, entre peritos de muitas outras áreas de saber e de trabalho, vão participar em colóquios, seminários, workshops, apresentar estudos, debater, revelar exemplos e mais-valias do trabalho em rede, à escala regional, nacional, ibérica e alargado a nível internacional”.

O 9º Concurso de Azeites Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja já está a receber inscrições para lotes de azeites provenientes de produtores individuais, sociedades olivícolas, lagares, cooperativas e grupos empresariais dos diversos países produtores.

Claudino Matos, director geral da ACOS disse à Rádio Pax que está a ser “preparado um conjunto de acções” em torno das “alterações climáticas, a sua influência na agricultura e o papel dos agricultores na mitigação destas situações”.

O director geral da ACOS refere ainda que a organização vai “continuar com o trabalho de internacionalização da Ovibeja”. Para tal Claudino Matos considera necessário tentar “chegar, cada vez mais, aos públicos-alvo, não só a nível regional e nacional, mas também a nível internacional (…)”.