Ovibeja promove Rota do Azeite

Uma “viagem” pela Rota do Azeite, no Alentejo, é a proposta da ACOS- Associação de Agricultores do Sul, comissão organizadora da Ovibeja para dar a conhecer a realidade actual da região a jornalistas nacionais e internacionais, com especial destaque para os bastidores do 8º Concurso Internacional de Azeites Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja.

A prova e selecção dos melhores azeites do mundo (de entre os mais de 150 enviados a concurso) vão acontecer nos dias 12 e 13 de Abril, em Beja. Os cerca de 40 jurados são provenientes de 12 países.

As categorias a concurso são Frutado Maduro, Frutado Verde Ligeiro, Frutado Verde Médio e Frutado Intenso.

O Concurso de Azeite Ovibeja pretende “estimular o empenho na máxima qualidade para a abordagem profissional dos mercados externos”, refere a ACOS, acrescentado que “este ano, o concurso realiza-se sob o signo da maior produção de azeite de que há registos em Portugal”.

De acordo com a mesma fonte, “os dados já apurados pelo Sistema de Informação do Azeite (SIAZ)” referem que “a produção nacional [de azeite] atingiu, na campanha de 2017-2018, as 125 mil toneladas. O Alentejo é, de longe, a maior região produtora de azeite, representando 78 por cento da produção do país. Na região a produção de azeite dará cerca de 97.500 toneladas”.