A Associação dos Pais e Encarregados de Educação da Escola Abade Correia da Serra, em Serpa, denuncia a não abertura de três turmas no primeiro ano do ensino básico naquela escola. A Associação enviou uma carta ao Ministro da Educação onde manifesta o seu “desagrado”.
De acordo com a Associação, foram inscritos, pelos pais e encarregados de educação, no 1º ano do ensino básico da escola, 61 alunos, sendo 45 em idade escolar obrigatória e os restantes 16 em situação condicional. Tal, segundo a mesma fonte, “permitiria a abertura de três turmas homogéneas de 1º ano, num total de 11 turmas do 1º ciclo do ensino básico, numa escola com capacidade para acolher 12 turmas”.
A Associação foi informada que vão abrir 10 turmas do 1º ciclo do ensino básico, o que se traduz na criação de apenas duas turmas homogéneas do 1º ano, atingindo o limite máximo de alunos, sendo os restantes alunos distribuídos por turmas de outros anos do ensino básico.
Os pais não concordam com essa opção e exigem ao Ministério “a abertura de 11 turmas homogéneas, para acolher todos os alunos que se inscreveram no 1º ciclo da Escola Básica Integrada Abade Correia da Serra, em Serpa”.
Joana Dourado, presidente da Associação dos Pais, espera que o governo reveja a sua decisão e permita a abertura de mais uma turma.