Paraquedista morre em exercício na Base Aérea de Beja

Um paraquedista de 34 anos morreu, esta sexta-feira, na sequência do exercício multinacional que está a decorrer na base aérea nº11, em Beja, até ao próximo dia 4 de Outubro.

“Durante a execução de um salto de queda livre operacional, o sistema de paraquedas não funcionou devidamente, tendo resultado na queda do Militar dentro do perímetro da Base Aérea N.º 11″, avançou o Exército em comunicado.

O mesmo documento a que a Rádio Pax teve acesso refere ainda que “foram acionados os procedimentos de emergência médica e o Exército encontra-se a realizar o processo de averiguações para apurar todas as circunstâncias em que ocorreu este acidente”.

A vítima participava no Real Thaw  2019 (RT19).  O exercício promovido pela Força Aérea Portuguesa junta militares nacionais da Força Aérea, Marinha e Exército e forças da Espanha, França, Estados Unidos da América e NATO, num total de cerca de 600 participantes e 21 aeronaves.

O RT19 permite avaliar e certificar a capacidade operacional da Força Aérea, criando também condições únicas para que os meios da NATO treinem conjuntamente, desenvolvam interoperabilidade e reforcem a prontidão dos seus meios.

O acidente aconteceu às 09h40. Para o local foram mobilizados os Bombeiros Voluntários de Beja, o INEM e a VMER.