O Parque Fluvial dos Cinco Reis já não é vigiado pela empresa de segurança privada contratada, pela Câmara de Beja.
A decisão surge com base na notificação recebida pelo Departamento de Segurança Privada da PSP de que em locais de acesso não condicionado não é permitida a presença de elementos de segurança privada.
Tendo em conta essa notificação, a autarquia decidiu retirar o elemento da empresa de segurança no Parque Fluvial dos Cinco Reis, contratado pelo Município na sequência de procedimento de consulta prévia.
Em função desta alteração o espaço deixará de ter vigilância sobre as instalações existentes no Parque nas 12 horas diárias em que a mesma estava garantida desde a abertura do equipamento.
Cabe assim à GNR patrulhar o espaço, e salvaguardar os equipamentos municipais instalados, com a passagem regular de militares da corporação.
Recorde-se que a Câmara disponibilizou-se para pagar gratificados, aos militares da GNR, para garantirem a vigilância e segurança daquele espaço, mas segundo Paulo Arsénio, presidente do Município de Beja, a “falta de operacionais em número suficiente que permitam a execução do serviço” levou, à recusa por parte do Comando Territorial de Beja da GNR.