“Beja Brava” homenageia autores do programa “Palmas e Olés” da Rádio Pax (Fotogaleria)

Joaquim Carrusca e Fernando Batista, autores do programa “Palmas e Olés”, emitido “há quase quatro décadas e ininterruptatemente” na Rádio Pax, foram ontem homenageados, no pavilhão da “Beja Brava”, da Feira “Patrimónios do Sul”.

Fernando Batista encara esta homenagem “de forma natural”. Em seu entender este é o “reconhecimento do trabalho [desenvolvido], mas sobretudo o reconhecimento” da Rádio Pax.

O autor do programa considera que “as homenagens devem ser feitas aos artistas e àqueles que pisam as arenas (…).” O “Palmas e Olés” “limita-se a reproduzir (…) tudo aquilo que se faz na festa de toiros”. “A nossa obrigação é mostrar aos mais novos” o legado “que aqueles que já partiram nos deixaram”.

Fernando Batista considera que a tauromaquia está a atravessar “um problema complicadíssimo”. Cada vez mais existem pessoas que se “dizem anti taurinas”, mas apenas “por moda, porque desconhecem o fenómeno taurino”.

A nível nacional, o programa emitido pela Rádio Pax, é o mais antigo da comunicação social portuguesa. O seu objetivo é defender a “festa [tauromáquica] particularmente a da nossa região, os nossos protagonistas, as nossas ganadarias e os nosso aficionados”, conclui.

As lembranças foram entregues por Paulo Arsénio, presidente da Câmara de Beja e por Pedro do Carmo, deputado do PS eleito por Beja.