PCP pede esclarecimentos sobre falta de camas de internamento no Hospital de Beja

O Grupo Parlamentar do PCP pede esclarecimentos ao Governo sobre a alegada permanência de um doente oncológico durante seis dias no corredor do serviço de urgência do Hospital de Beja.  
PCP pede esclarecimentos sobre falta de camas de internamento no Hospital de Beja

A denúncia chegou ao PCP através de um familiar do doente.

Nas questões endereçadas ao Ministério da Saúde, os comunistas querem saber se é confirmada a permanência do doente durante seis dias no corredor e por que razão não foi encontrada uma solução de internamento. O Grupo Parlamentar questiona ainda se as camas de internamento destinadas a doentes oncológicos encerradas nos últimos anos não seriam, afinal, necessárias e o que está a ser feito para evitar novas situações desta natureza.

João Ramos, deputado do PCP eleito pelo círculo de Beja, classifica a situação de “desumana” e “inadmissível”.

Num esclarecimento enviado à Rádio Pax, a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) refere que “há instruções claras da Direção Clínica Hospitalar para o internamento destes doentes, nos diferentes Serviços do Hospital”.

A administração admite que “não é portanto regular o tempo de permanência no Serviço de Urgência havendo capacidade de internamento nos Serviços atualmente existentes no HJJF [Hospital José Joaquim Fernandes”].

O Conselho de Administração anuncia que decidiu “instaurar um processo de inquérito” para apurar as razões da permanência do doente no Serviço de Urgência e “se foram cumpridos os procedimentos habituais de referenciação para o internamento”.

ESCLARECIMENTO

ASSUNTO: RESPOSTA A PERGUNTA DO GRUPO PARLAMENTAR DO PCP DE 13/02/2015 Doente no corredor da urgência do Hospital de Beja durante seis dias

1. O doente a quem se reporta a pergunta foi admitido no dia 3 de Fevereiro no Serviço de Urgência Médico Cirúrgico da ULSBA, sito no Hospital José Joaquim Fernandes em Beja (HJJF).

Trata-se de um doente oncológico com necessidade de cuidados paliativos.

Desde o dia da entrada, até ao dia 7 de Fevereiro, esteve em observação na sala de macas, tendo sido efetuados todos os exames para esclarecimento da sua situação clínica.

Do dia 7 de Fevereiro ao dia 13 de Fevereiro permaneceu na sala de observações do mesmo Serviço onde lhe foi instituída terapêutica e orientado para radioterapia no Hospital de Évora, tendo efetuado, desde o dia 9 de Fevereiro até ao dia 13 de Fevereiro, sessões diárias de radioterapia.

Desde o dia 13 de Fevereiro está internado no Serviço de Ortopedia.

Cumpriu a sua última sessão de radioterapia no dia 16 de Fevereiro.

Foi devidamente orientado pela Equipa de Gestão de Altas para a rede de Cuidados Paliativos.

O tempo de permanência no Hospital, para além de esclarecimento da sua situação clinica, contribuiu sobretudo para facilitar os seus tratamentos (residente em Mértola) e preparar a sua referenciação para a rede de Cuidados Paliativos.

No entanto, há instruções claras da Direção Clínica Hospitalar para o internamento destes doentes, nos diferentes Serviços do Hospital.

Não é portanto regular o tempo de permanência no Serviço de Urgência havendo capacidade de internamento nos Serviços atualmente existentes no HJJF.

Neste contexto, decidiu o Conselho de Administração instaurar um processo de inquérito para apurar as razões da sua permanência no Serviço de Urgência e se foram cumpridos os procedimentos habituais de referenciação para o internamento.

2. Nunca existiu no HJJF/Beja um Serviço de internamento de Oncologia nem um Serviço de Cuidados Paliativos.

Relativamente aos doentes oncológicos, nas suas várias fases de doença, existe no HJJF/Beja, capacidade de internamento em todos os Serviços considerando as suas patologias de base.

Por outro lado, é dada primordial importância a articulação essencial com a Rede de Cuidados Integrados e as equipas de Cuidados Paliativos (hospitalar e comunitária).

Pretende-se agilizar e facilitar o percurso do doente oncológico nas diversas fases do seu tratamento, assegurando a continuidade dos seus cuidados, nomeadamente, com o objetivo de dar o melhor tratamento aos doentes.

Do ponto de vista técnico, a ULSBA tem as condições necessárias e adequadas ao tratamento dos doentes oncológicos, que sempre tratou e continua a tratar, nomeadamente capacidade cirúrgica para determinadas patologias cirúrgicas, um Hospital de Dia onde os doentes cumprem o seu plano de quimioterapia e tem capacidade para todos os doentes que cumpram os critérios específicos de internamento em todos os Serviços do Hospital.

No caso de existência de condicionantes técnicas ou humanas que determinem a orientação dos doentes para outras Instituições, os doentes são devidamente referenciados.

Mais se informa, que a ULSBA dispõe de 3 Equipas especificas para suporte em Cuidados Paliativos no domicílio, 1 sedeada em Beja que presta apoio a doentes e famílias de 10 Concelhos, 1 equipa em Mértola e 1 equipa para Moura e Barrancos.

Recentemente foi nomeada a Comissão de Cuidados Paliativos Intra-Hospitalar, constituída por uma Médica Internista e uma Enfermeira especialista a tempo inteiro, que irão reforçar o trabalho junto dos doentes que carecem de cuidados paliativos.

O Conselho de Administração

PUB

PUB

PUB

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Farmácia de serviço hoje na cidade de Beja

Publicidade

Mais Lidas

1
Ourique
Incêndio fatal em Ourique: homem perde a vida aos 62 Anos
2
Ressonância
Hospital de Beja: A espera terminou, Ressonância Magnética chegou
3
Bombeiros
Polémica nos Bombeiros de Beja: Lista rejeitada responde a comunicado da direção 
Devemos acarinhar os eleitores do Chega? Não! Não podemos
Semana com ameaças, agressões e roubos em Beja
6
Odemira
Alunas de Odemira brilham em competição de ciência em Itália
7
25 de Abril
50 anos de Abril: Catarina Eufémia, um símbolo da luta antifascista
Agricultores que cortaram estrada em Serpa identificados pelas autoridades

Recomendado para si

IPBeja
08/07/2025
Microcredencial de Big Data com candidaturas abertas no IPBeja
Moura
06/07/2025
Exposição "A Festa da Cor" patente em Moura
24/06/2025
Autarca de Almodôvar discorda das conclusões de auditoria do TdC a empreitada
08/04/2025
Câmara de Beja recolhe contributos para ação climática
28/03/2025
Câmara de Beja promove Ciclo de Conversas
IPBeja
11/02/2025
IPBeja abre portas a mais de 900 visitantes  
Natal
08/12/2024
III Feira de Natal anima Santa Clara de Louredo
Ovinos
22/11/2024
Governo aprova 30 ME para recolha de animais mortos