O PCP dirigiu um conjunto de perguntas à Ministra da Agricultura sobre o alargamento do perímetro de rega de Alqueva às Freguesias de Vila Alva e Vila Ruiva, no concelho de Cuba.
Os comunistas querem saber se o “governo reconhece que a expansão do Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva, no caso particular do Bloco da Vidigueira, onde se integra a área agrícola das Freguesias de Vila Alva e Vila Ruiva, é fundamental para aumentar a rentabilidade das explorações agrícolas e a sua viabilidade económica, contribuindo para a inversão da tendência associada à desertificação do mundo rural e do abandono das terras”.
O PCP perguntou ao Governo se “estando previsto o início da execução do Projeto do Circuito Hidráulico da Vidigueira e o respetivo Bloco de Rega em 2020 e o seu termo em 2021, que razões justificam o atraso verificado na concretização da outra”.
Outra questão prende-se com o facto das “expetativas que foram criadas aos Agricultores e os consequentes investimentos por estes realizados”. Tendo em conta esses aspetos, “para quando se prevê o início e final da execução do Projeto do Circuito Hidráulico da Vidigueira e o respetivo Bloco de Rega”.
Poe último, o Partido Comunista Português perguntais, “que medidas vai o Governo tomar para que se avance rapidamente com a execução do projeto”.