PCP reivindica a conclusão das “obras abandonadas” do IP8

O Grupo Parlamentar do PCP vai apresentar uma iniciativa legislativa defendendo a reabilitação urgente das Estradas Nacionais que integram o traçado do IP8 (EN259, EN121 e EN260) e a retoma das obras de conclusão do IP8 na sua totalidade.

João Dias, deputado do PCP eleito por Beja sublinha que o IP8 é “uma importante via para a mobilidade do distrito de Beja, mas também para a viabilidade da rede viária nacional”.

De acordo com o deputado comunista, “o IP8 vive de empréstimos” e “da estrada nacional que lhe empresta a sua estrutura”, com danos e profundamente degradada.

O parlamentar considera que, por um lado, devem ser reabilitadas “as Estradas Nacionais que atualmente integram o traçado do IP8, conferindo-lhes as condições de circulação e segurança necessárias”.

Por outro, João Dias entende que se devem aproveitar “os milhões de euros já gastos nas expropriações de milhares de hectares e nas obras já iniciadas e abandonadas que se degradam de dia para dia”, de forma a que “o IP8 fique com duas vias de trânsito, em cada sentido, sem portagens, em toda a sua extensão, entre Sines e Vila Verde de Ficalho” e “com um percurso paralelo alternativo, como determina a lei, ou seja, o Plano Rodoviário Nacional”.