O Grupo Parlamentar do PCP tem conhecimento de atrasos na realização de exames como o estudo com Doppler. Para este exame, segundo os dados disponibilizados pela própria Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), no seu sítio electrónico não são apresentados tempos de espera. Contudo, acrescenta o PCP, a situação descrita aponta para um ano de espera e para a indicação de que o doente terá de efectuar o exame numa clínica privada em Aljustrel.
Os parlamentares querem saber por que razão a informação oficial da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo não indica os dias e os doentes em espera para realização do exame. Por outro lado querem apurar se os doentes são reencaminhados para unidades privadas e os motivos, revelou o deputado João Ramos.
O Grupo Parlamentar do PCP recebeu a informação que estaria um número elevado de assistentes operacionais do Hospital de Beja em situação de Baixa Médica. Segundo a mesma fonte, serão 27 os funcionários nesta situação, relacionada com a exaustão dos trabalhadores devido à carências de pessoal.
A falta de meios humanos é extensiva a outras categorias profissionais atingindo também os médicos que são escalados para serviço por 48 horas seguidas, realça o PCP.
João Ramos quer saber que avaliação faz o Governo da situação, se há, neste momento, 27 assistentes operacionais em Baixa Médica e se está prevista a contratação de mais assistentes operacionais integrando-os na respectiva carreira e com vínculo.
O Grupo Parlamentar do PCP aguarda agora uma resposta do Ministério da Saúde.