O deputado do PS eleito por Beja enviou uma missiva ao Presidente do Conselho de Administração da CP – Comboios de Portugal com conhecimento ao Ministro do Planeamento e das infra-estruturas sobre o que diz ser a “inaceitável situação de abandono a que estiveram votados cidadãos na sequência da avaria de um comboio regional com destino a Vila Nova da Baronia, Beja, no sábado, 4 de Agosto de 2018, num contexto de elevadíssimas temperaturas”.
Para o parlamentar “não é aceitável que não existam planos de emergência a serem activados em situação de avaria” e que “não exista uma especial atenção para que as condições de permanência na Estação de Casa Branca tenham o mínimo de condições de acesso a meios de hidratação”.
Na opinião do deputado, a CP “está a viver uma situação de emergência. E a emergência exige que se minorem os riscos e se salvaguardem as vidas humanas e os padrões mínimos de respeito pela sua dignidade”.
Pedro do Carmo considera que o Ministério do Planeamento tem que “tomar providências”.
Pedro do Carmo propõe que se assegure “apoio aos utentes sempre que se verifiquem situações como a ocorrida, em que sob um calor de mais de 40 graus, não houve água, luz e muitos tiveram que se deslocar a pé, com crianças pela via”.
Por outro lado, defende que se “reforcem as condições de conforto mínimo dos utentes nas composições e na Estação de Casa Branca, quer nas condições climatéricas quer no acesso a meio de hidratação, fundamentais perante o contexto de Verão ou das elevadas temperaturas”
O deputado sugere ainda que se “acelerem os procedimentos para o lançamento do concurso internacional para a aquisição de material circulante para a Linha do Alentejo” e os procedimentos para os estudos que permitam a integração dos investimentos na Linha Férrea do Alentejo nas próximas negociações com Bruxelas, no quadro da reprogramação do Portugal 2020 ou no Pós-2020.