Pedro do Carmo modera conferência sobre Desenvolvimento Rural

Pedro do Carmo

No âmbito da Dimensão Parlamentar da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, a Assembleia da República realiza, amanhã, dia 16, uma Conferência sobre Desenvolvimento Rural, Agricultura e Coesão Territorial, moderada por Pedro do Carmo, Presidente da Comissão de Agricultura e Mar.

De acordo com Pedro do Carmo, a iniciativa que contará com representantes dos 27 estados-membros, tem início agendado para as 10:00 horas e pretende “explorar a proximidade entre as políticas de coesão e a Política Agrícola Comum (PAC), tomando como caso de estudo o projeto do Alqueva”.

Recorde-se que “as áreas rurais ocupam metade da Europa e representam cerca de 20% da população, figurando entre as regiões menos favorecidas da União Europeia”.

O apoio às regiões rurais é feito através da política regional, dos fundos de coesão e pela PAC, através do Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER).

A sessão contará com os contributos da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, da Comissária Europeia da Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, do Comissário Europeu da Agricultura, Janusz Wojciechowski, do Presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional do Parlamento Europeu, Younous Omarjee e do Presidente da Comissão de Agricultura e Desenvolvimento Rural do Parlamento Europeu, Norbert Lins.

O Presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, preside à sessão de abertura e as sessões são moderadas pelo Presidente da Comissão de Agricultura e Mar, Pedro do Carmo.

A conferência é pública e decorrerá em formato virtual, em www.parleu2021.parlamento.pt.