13°C
Clear sky

Pita Ameixa defende revisão de critério que identifica concelhos de risco

Pita Ameixa defende revisão de critério que identifica concelhos de risco

Luís Pita Ameixa, presidente da Câmara de Ferreira do Alentejo defendeu, hoje, que o Governo deve rever o critério para identificar concelhos com risco elevado de transmissão do vírus da covid-19 porque baseia-se em dados “desatualizados”.

“O critério carece de atualidade” porque baseia-se nos casos registados nos 14 dias anteriores ao dia em que é tomada a decisão de incluir ou excluir concelhos da lista dos que têm risco elevado de transmissão do vírus, ou seja, “em dados desatualizados”, disse o socialista Luís Pita Ameixa.

Por isso, “o Governo deve rever o critério e passar a fazer uma apreciação mais atualizada e de acordo com a situação que existe em cada concelho no dia em que se toma a decisão ou num momento mais próximo”, defendeu.

O critério adotado pelo Governo para identificar concelhos com risco elevado de transmissão do vírus da covid-19 e sujeitos a medidas mais restritivas de combate à pandemia é o do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças, que é uniforme para toda a União Europeia e define como situação de elevada incidência a existência de 240 casos por cada 100.000 habitantes nos últimos 14 dias.

Ferreira do Alentejo é um dos 77 concelhos que, por decisão do Conselho de Ministros tomada na quinta-feira, passam a ser considerados de risco elevado de transmissão da covid-19 a partir das 00:00 de segunda-feira, o que agrava as restrições impostas à população no âmbito do estado de emergência.

Segundo o autarca, com base no critério adotado pelo Governo, “é verdade que o concelho de Ferreira do Alentejo ultrapassou o limite de casos nos últimos 14 dias”, mas, “atualmente, já está muito abaixo do limite”.

Por isso, a decisão do Governo de incluir Ferreira do Alentejo na lista de concelhos com risco elevado de transmissão do vírus da covid-19, tomada na quinta-feira, “baseou-se em dados desatualizados e numa situação que já não existe”.

No entanto, a inclusão de Ferreira do Alentejo na lista, apesar de criar “alguma perturbação”, vai ter “o impacto positivo de contribuir para sublinhar a chamada de atenção à população para a gravidade da situação e para a necessidade de se ficar em casa e adotar os comportamentos recomendados pelas autoridades”, frisou o autarca, referindo que tem a expectativa de que o concelho saia da lista na próxima avaliação.

Luís Pita Ameixa explicou que Ferreira do Alentejo ultrapassou o limite de casos devido ao surto que infetou 20 trabalhadores imigrantes de um grupo de 24 que vivem juntos num espaço com várias casas na aldeia de Santa Margarida do Sado e que trabalham também juntos em explorações agrícolas no concelho.

O surto ficou “circunscrito ao grupo, não teve qualquer contágio na comunidade e está resolvido”, porque os imigrantes que foram infetados já estão recuperados, indicou.

O autarca disse também que reabriu parcialmente na quinta-feira a Escola do 1.º ciclo do Ensino Básico da vila de Ferreira do Alentejo, que tinha fechado no dia 6 deste mês e após confirmada a infeção pelo vírus da covid-19 numa professora e numa aluna.

Depois de confirmados os dois casos de infeção, “a autoridade de saúde local mandou fechar a escola por precaução e para fazer o inquérito epidemiológico”, ou seja, identificar e mandar fazer testes aos contactos próximos das infetadas, explicou.

A autoridade de saúde permitiu a reabertura parcial da escola na quinta-feira para o regresso das turmas de alunos, dos professores e dos funcionários que não tinham tido contactos próximos com as infetadas.

Já os alunos, professores e funcionários que tinham tido contactos próximos com as infetadas, num total de 38 pessoas, fizeram testes de despiste do vírus da covid-19.

Os resultados dos testes foram conhecidos hoje e todos deram negativo e os alunos, professores e funcionários testados vão regressar à escola na segunda-feira, dia em que o estabelecimento de ensino voltará a funcionar “normalmente”.

Rádio Pax/LUSA

PUB

PUB

PUB

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Farmácia de serviço hoje na cidade de Beja

Publicidade

Mais Lidas

1
Ourique
Incêndio fatal em Ourique: homem perde a vida aos 62 Anos
2
Ressonância
Hospital de Beja: A espera terminou, Ressonância Magnética chegou
Devemos acarinhar os eleitores do Chega? Não! Não podemos
4
Bombeiros
Polémica nos Bombeiros de Beja: Lista rejeitada responde a comunicado da direção 
5
Odemira
Alunas de Odemira brilham em competição de ciência em Itália
6
25 de Abril
50 anos de Abril: Catarina Eufémia, um símbolo da luta antifascista
7
agricultores
Agricultores que cortaram estrada em Serpa identificados pelas autoridades
8
roubos em Beja
Semana com ameaças, agressões e roubos em Beja

Recomendado para si

25 de Abril
25/04/2024
Assembleia Municipal de Beja celebra 25 de abril
25/04/2024
Federação do Baixo Alentejo do PS ausculta opiniões de militantes
24/04/2024
Deputada do Chega por Beja iniciou périplo pelas autarquias do distrito
23/04/2024
Pedro do Carmo na lista do PS às Eleições Europeias
Aljustrel
22/04/2024
Assembleia Municipal de Aljustrel homenageia eleitos desde 1974
22/04/2024
CDU viu rejeitada proposta apresentada na CIMBAL
freguesias
21/04/2024
“Câmara nas Freguesias” continua périplo pelo concelho
25 de Abril
19/04/2024
Beja comemora 50 anos do 25 de Abril (com vídeo)