Plataforma Alentejo participou na audição sobre o PNPOT

A Plataforma Alentejo participou, na semana passada, na Audição sobre o Programa Nacional da Política do Ordenamento do Território (PNPOT).

A Plataforma foi representada por Carlos Gaivoto, Mestre em Engenharia de Transportes; David Machado, Presidente da Associação Rota do Guadiana; Élio Bernardino, Mestre em Engenharia de estruturas e especialista em ferrovia; José Soeiro da Comissão Dinamizadora de AMAlentejo e Manuel Valadas; Porta voz do Movimento Melhor Alentejo.

Élio Bernardino, frisou que é necessário “recuperar o modelo territorial na rede ferroviária existente”. Em seu entender o PNPOT deve “regular e proteger as infra-estruturas [ferroviárias] existentes”.

Para Élio Bernardino, o transporte de matéria-prima das Minas de Aljustrel e Neves Corvo não pode continuar a ser feito com motores de alta potência a diesel, por via rodoviária e ferroviária, quando só faltam electrificar cerca de 50 quilómetros de ferrovia.

A Plataforma Alentejo fez a entrega à Comissão de um documento onde apresenta várias recomendações em defesa das acessibilidades.