A Plataforma Cidadã “SIM! Ao Aeroporto de Beja” é hoje ouvida pela Comissão de Economia, Obras Públicas, Planeamento e Habitação.
A Audição ocorre no âmbito da apreciação da Petição “Defender o interesse nacional. Assegurar a coesão territorial. Promover o desenvolvimento”.
A Plataforma defende a necessidade de “modernização e eletrificação do troço ferroviário Beja-Ourique/Funcheira e a variante que ligará a Linha do Alentejo ao Aeroporto de Beja”.
De acordo com a Plataforma, “não se trata de uma obra nova mas tão só da sua renovação, modernização e eletrificação de forma a garantir a circulação de mercadorias – comboios até 750 metros ou mais – e a circulação de comboios de passageiros em velocidades entre os 200/250 km/hora”.
A reprogramação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) é uma oportunidade para responder positivamente à modernização e eletrificação de toda a Linha Ferroviária do Alentejo – Casa Branca-Beja-Ourique/Funcheira e uma maior utilização do Aeroporto de Beja em todas as suas vertentes, considera a mesma fonte.
Manuel Valadas, membro da Plataforma, afirma que esta é uma oportunidade para esclarecer as dúvidas dos deputados.
Se estes investimentos tivessem sido feitos há duas décadas, o aeroporto de Beja era, hoje, “ancora” do Aeroporto de Lisboa, considera Manuel Valadas.