Posto da GNR de Alvito vai ser remodelado e ampliado num investimento superior a 1,9 M€

O posto da GNR em Alvito vai ser remodelado e ampliado, num investimento superior a 1,9 milhões de euros, suportados pelo Ministério da Administração Interna (MAI).

A cerimónia de assinatura do contrato de cooperação interadministrativo entre a Secretaria Geral do Ministério da Administração Interna e o município de Alvito para remodelar e ampliar o edifício decorreu esta manhã, no Castelo de Alvito.

Contactado pela agência Lusa, o presidente da Câmara de Alvito, José Efigénio, explicou que o concurso público vai ser lançado ainda este ano e que se prevê iniciar a obra “entre março, o máximo abril” de 2024.

A empreitada deverá decorrer até 2026, dependendo também do resultado do concurso público, que poderá até antecipar a conclusão dos trabalhos antes da data estipulada.

“É uma obra importantíssima para o concelho de Alvito. O posto da GNR estava em péssimas condições, apesar de ser numas instalações da própria autarquia”, disse.

“Durante muitos anos foram umas instalações para desenrascar o posto. Alvito – o concelho e a nossa região – merece um investimento desta natureza”, acrescentou.

O autarca eleito pelo PS destacou a importância deste tipo de investimentos no interior do país: “É uma demonstração de que o nosso Governo está preocupado com o interior do país. Aqui dou os parabéns. Quando tenho de criticar, critico, mas neste aspeto o Governo esteve à altura”, destacou.

A assinatura contou com a presença do ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro.

Em comunicado, a tutela indica que desde o início do mandato de José Luís Carneiro, em 30 de março de 2022, já foram celebrados contratos interadministrativos com diferentes municípios “no valor de 31,5 milhões de euros”.

No que diz respeito às autorizações de despesa para melhorar as condições de trabalho dos efetivos das forças de segurança, “ascendem a 35,5 milhões de euros”.

Rádio Pax / Lusa