Praia da Franquia reabriu após reposição de areias

A Praia da Franquia, em Vila Nova de Milfontes, reabriu no final da semana passada para utilização balnear, após reposição de areias.

Esta é uma parte da obra de “Transposição de Sedimentos da Foz do Rio Mira para Reforço do Cordão Dunar” da responsabilidade da Sociedade Polis Litoral Sudoeste, em coordenação com a APA – Agência Portuguesa do Ambiente.

Os trabalhos decorrem até final do mês de Setembro e incluem o desassoreamento do leito do rio e a reposição de areias nas praias da Franquia e Furnas e a execução de trabalhos complementares na praia da Franquia, como a criação de estruturas de drenagem de águas pluviais e a execução de regeneradores dunares, revela a Câmara de Odemira.

De acordo coma mesma fonte, a operação prevê a retirada de 130 mil toneladas de areia do leito do rio, até um máximo de 1,5 metros de profundidade abaixo do nível do mar. Cerca de 100 mil toneladas foram colocadas na praia da Franquia e o restante será para a praia das Furnas, na margem sul”.

O investimento total ronda 1,7 milhões de euros, comparticipado em 85% pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR/Fundo de Coesão).