O distrito de Beja tem 36 projetos a concurso na Plataforma Municipal dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSlocal).
Mértola é o concelho do distrito com mais projetos num total de 21.
A região Alentejo concorre com 136 projetos.
O concelho de Beja apresentou três candidaturas. O “BEJACOLHE- Cultura e Diversidade” é um projeto de intervenção social concebido para interagir junto da comunidade imigrante com o objetivo de promover a sua integração através das artes. A “Voz da Comunidade” centra-se na intervenção comunitária com foco no combate à pobreza e à exclusão social. O “Sou Capaz”, privilegia a proximidade, com o estabelecimento de redes e parcerias, capacitando os agentes locais e a comunidade residente no Bairro das Pedreiras, em Beja para um desenvolvimento positivo das suas competências.
A plataforma ODSlocal apresenta-se como “uma iniciativa pioneira ao nível mundial, que tem como objetivo ajudar os municípios portugueses a atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU”.
A Plataforma ODSlocal vai distinguir três projetos que tenham um impacto positivo no avanço da Agenda 2030, sejam fortemente inspiradores e possuam um elevado potencial de replicação.
Viana do Castelo recebe a 3 de novembro a conferência anual onde serão divulgados os vencedores dos Prémios ODSLocal.