Presidente da Cercibeja condenado a quatro anos e meio de prisão

José Hilário, presidente da direção da Cercibeja, foi condenado, esta sexta-feira, a uma pena de prisão efetiva de quatro anos e meio, pelo tribunal de Beja, por um crime de abuso sexual de pessoa internada.

O tribunal condenou, também, o presidente da Cercibeja a uma indemnização à vítima no valor de 5 mil euros, continuando em prisão preventiva a aguardar o trânsito em julgado do acórdão.

A condenação acontece, depois, de o Coletivo de Juízes ter considerado “a gravidade da situação e o facto da confiança da comunidade ficar gravemente afetada”.

O arguido, de 52 anos, foi detido a 20 de maio passado por inspetores da Diretoria do Sul da Polícia Judiciária.

Depois de ouvido por um Juiz de Instrução Criminal, foi-lhe decretada prisão preventiva.

De acordo com o comunicado emitido pela PJ, na altura da detenção, o indivíduo aproveitou-se das funções que exercia numa casa de acolhimento residencial para adultos com deficiência da Cercibeja e abusou de uma mulher de 26 anos “portadora de deficiência mental acentuada”.

Segundo a mesma fonte, “as agressões sexuais aconteceram em períodos distintos, reportando-se a primeira ocorrência ao Verão de 2020 e verificando-se sempre em ambiente totalmente controlado” pelo arguido.

O presidente da Cercibeja foi condenado, esta sexta-feira, dia 12 de novembro, por um tribunal coletivo, a uma pena de prisão efetiva de quatro anos e meio.