Produção de cereais deverá aumentar

As previsões agrícolas do Instituto Nacional de Estatística (INE), no final do mês de Maio, apontam para um aumento na produção de cereais.

A generalidade das culturas de cereais Outono/Inverno encontra-se na fase de plena maturação. Segundo o INE, “os últimos três meses têm decorrido climatericamente de forma muito favorável, com a precipitação a surgir nas fases onde é decisiva a sua ocorrência (após a realização das adubações de cobertura e na fase de enchimento do grão)”.

O Instituto prevê, face à campanha anterior, aumentos generalizados de produtividade, de 5% no centeio, de 15% no trigo e aveia e de 20% no triticale e cevada.

Para o girassol, o INE prevê uma redução de 20% na área semeada.

De acordo com a mesma fonte, “as condições meteorológicas continuaram favoráveis ao desenvolvimento vegetativo dos prados e culturas forrageiras”.

A disponibilidade de matéria verde permite a manutenção do pastoreio pelos efectivos pecuários em regime extensivo, reduzindo a necessidade de recurso a rações.

Devido à precipitação da segunda quinzena de Maio, “assistiu-se a alguma deterioração da qualidade dos fenos em secagem no campo”, acrescenta o INE.