Programa de Estágios na Administração Local com 77 vagas no distrito de Beja

Em todo o país são 1 500 vagas para jovens licenciados, até aos 29 anos, que não se encontrem a trabalhar nem a estudar.

No distrito de Beja, são catorze as autarquias que viram os seus pedidos aprovados. Aljustrel, Beja, Castro Verde, Odemira e Serpa vão disponibilizar sete vagas por município. Alvito tem seis lugares por preencher. Cuba, Mértola e Ourique conseguiram aprovação para cinco estágios. Com quatro vagas estão Almodôvar, Barrancos, Ferreira do Alentejo e Moura. Vidigueira vai receber um estagiário. No total, os municípios do distrito têm 73 lugares disponíveis no âmbito do PEPAL.

Aljustrel, Beja, Castro Verde, Odemira e Serpa têm reservada uma das vagas para portadores de deficiência. Neste caso, podem candidatar-se jovens até aos 35 anos.

Também as Juntas de Freguesia integram a lista. Amareleja, em Moura, Salvador e Santa Maria, em Beja, Castro Verde e Casével, em Castro Verde, e S. Teotónio, em Odemira, viram aprovada uma vaga para cada Junta de Freguesia ou União de Freguesias, num total de quatro lugares no território.

Não foi pré-definida área de formação dos licenciados que vão ocupar as 1 500 vagas. Ainda assim foram identificados duas áreas prioritárias: a promoção do desenvolvimento da competitividade económica local e a intervenção no domínio social.

As ofertas estão disponíveis, após a publicação do despacho de distribuição, na Bolsa de Emprego Público e nos portais autárquicos. O processo de selecção é aberto e concorrencial. O Programa de Estágio Profissionais na Administração Local é financiado em 92% pelo programa Impulso Jovem.