Projeto agroecológico da ADPM instala campos experimentais em Cabo Verde

No âmbito do projeto “Sistemas Florestais”, promovido pela Associação de Defesa do Património de Mértola (ADPM), foram instalados campos experimentais em Porto Novo, Cabo Verde.

Com o objetivo de incrementar a produtividade agrícola e a resiliência às alterações climáticas, através da implementação de sistemas agroflorestais na Ilha de Santo Antão, a ADPM iniciou, em março de 2021, o Projeto “Sistemas Agroflorestais – Alternativa Inteligente para combater as alterações climáticas na ilha de Santo Antão”, em Cabo Verde.

Este mês foi realizada a primeira formação em agroecologia com a Associação de Jovens Agricultores da Zona Peri-urbana de Porto Novo, no âmbito da qual foi instalado o Campo Experimental na Casa do Meio, onde começou a ser criado um sistema agroflorestal utilizando os princípios da agroecologia.

De acordo com a ADPM, “foi, também, realizada a primeira formação em captação e uso eficiente de água com a AMUPAL no Planalto Leste, que incluiu uma componente prática de construção de reservatórios para água da chuva”.

A ADPM revela que, em breve, será realizada uma segunda formação em agroecologia com a ALVEN, no âmbito da qual será instalado o segundo Campo Experimental no Planalto Norte.

O projeto Sistemas Agroflorestais é promovido pela ADPM, em parceira com a Cooperativa de Usuários do Freixo do Meio (Portugal), Associação de Jovens Agricultores da Zona Peri-Urbana de Porto Novo, Associação de Mulheres do Planalto Leste (AMUPAL), Associação ALVEN do Norte, Câmara Municipal de Porto Novo e Delegação do Ministério de Agricultura de Porto Novo.

Esta iniciativa enquadra-se no projeto GCCA + West Africa (GCCA + AO) financiado pela União Europeia no âmbito do programa Intra ACP da iniciativa “Global Alliance against Climate Change Plus” (GCCA +), implementado pela Expertise France, sob a liderança política e institucional da CEDEAO, e com a parceria técnica do CILSS.

O projeto visa participar no esforço regional da África Ocidental para implementar o Acordo de Paris sobre o clima.