Em Março passado as dormidas no Alentejo cresceram 2,7% comparativamente com período homólogo, revela o Instituto Nacional de Estatística (INE).
O INE sublinha que as dormidas de residentes registaram um aumento de 8,9% na região, comparativamente com Março de 2018. As dormidas de não residentes no Alentejo caíram 7,8%.
A Estada Média no Alentejo caiu 2,9%
Na região, os Proveitos Totais subiram 6,9% e os de Aposento 3,8%.
O INE sublinha que entre as várias regiões, em Março sobressaíram os crescimentos dos proveitos registados no Norte e Alentejo.
O Rendimento médio por quarto disponível aumentou em Março passado, no Alentejo, 2,7% comparativamente com período homólogo. O INE sublinha este como o maior crescimento do país.
Em Portugal, no mês de Março, o sector do alojamento turístico registou 1,8 milhões de hóspedes, que proporcionaram 4,5 milhões de dormidas. O INE aponta para um crescimento de 3,5% no número de hóspedes e de uma queda de 0,2% nas dormidas.
O Instituto salienta que “os resultados estão condicionados pelos diferentes meses das épocas festivas face ao ano anterior, por um lado beneficiando do Carnaval em Março de 2019 (no ano anterior em Fevereiro), mas, por outro, sujeitos ao efeito base desfavorável da Páscoa em Março de 2018 (no corrente ano celebrada em Abril).