PS debate integração de migrantes

A integração de migrantes no território, desafios e oportunidades foi o tema analisado, no último fim-de-semana, na primeira edição de um ciclo debates do Gabinete de Estudos da Federação do Baixo Alentejo do Partido Socialista (gefbaPS).

Em cima da mesa esteve a situação dos migrantes de várias nacionalidades que chegam à região em busca de trabalho no sector agrícola.

Para o Gabinete, “a habitação, a existência de trabalho durante todo o ano, a possibilidade de fomentar a chegada de famílias, a manutenção do acompanhamento das autoridades para evitar situações de abuso, entre outros, estão identificados como factores determinantes para o sucesso de uma política de integração”.

Segundo a mesma fonte “há uma grande responsabilidade de todos que deve assentar na ajuda para que esta se torne uma grande e verdadeira oportunidade para quem chega”.

Rui Marreiros, Coordenador do Gabinete de Estudos da Federação do Baixo Alentejo do Partido Socialista realça que a presença de migrantes pode ser “uma forma de dar resposta à crescente procura de mão-de-obra, ao mesmo tempo que contribui para diminuir o decréscimo acentuado de população que se verifica na região”.