22°C
Overcast clouds

PS vence europeias em Portugal. CDU ganha no distrito de Beja

O Partido Socialista foi o vencedor das Eleições Europeias realizadas ontem. A grande surpresa deste sufrágio foi o Movimento do Partido da Terra, liderado por Marinho Pinto.
PS vence europeias em Portugal. CDU ganha no distrito de Beja

No distrito de Beja, a CDU foi a força politica mais votada, com 35,40% dos votos. Seguiu-se o PS, com 34,62%; o PSD/CDS-PP com 11,29%; o Bloco de Esquerda com 3,36% e o MPT com 3,13%. A abstenção cifrou-se nos 63,75%.

No concelho de Beja, a CDU ganhou com 35,17% dos votos. O PS foi o segundo partido mais votado com 30,84%. PSD/CDS-PP conseguiram 13,68% dos votos. O Bloco de Esquerda concentrou 4,33% dos votos e o MPT 3,79% A abstenção foi de 63,03%.

Miguel Madeira, membro do comité central, responsável pelo PCP no distrito, diz que a coligação está satisfeita com os resultados obtidos na região e no país. Miguel Madeira sublinha que a CDU vai prosseguir a luta por uma “política patriótica e de esquerda” em defesa dos direitos dos trabalhadores do país e da região.

Pedro do Carmo, presidente da Federação do Baixo Alentejo do PS, afirma que os objectivos no distrito não foram atingidos “mas por pouco”. O líder dos socialistas considera que o resultado é “muito animador para que o Partido Socialista volte a ser a primeira força no distrito de Beja em todas as eleições”.

Mário Simões, presidente da Distrital de Beja do PSD, sublinha que “os resultados mostram que estas eleições são para o Parlamento Europeu e não eleições legislativas, e isso tem tradução óbvia na elevada abstenção que se verificou”. De acordo com o mesmo responsável, o Partido Socialista teve um resultado superior ao da “Aliança Portugal” mas “muito longe de tudo aquilo que se vaticinou”.

Luís D’Argent, presidente da Distrital de Beja do CDS-PP, considera que os eleitores penalizaram os partidos que estão no Governo, à semelhança do que aconteceu nas eleições autárquicas. Em seu entender, a vitória do PS e dos partidos à esquerda não é “expressiva” numa altura em que os partidos do Governo sofrem com as medidas impopulares que têm sido tomadas.

Alberto Matos, líder do Bloco de Esquerda em Beja, diz que “os resultados do Bloco de Esquerda no plano distrital estão em linha com os resultados nacionais, que não foram brilhantes” No entanto, segundo o mesmo responsável, foi garantida a eleição de Marisa Matias. Alberto Matos considera que a direita “já não tem a confiança do povo”, pois não chega aos 30%.

No distrito de Beja, a CDU ganhou em Aljustrel, Alvito, Beja, Castro Verde, Cuba, Mértola, Serpa e Vidigueira. O PS venceu em Almodôvar, Barrancos, Ferreira do Alentejo, Moura, Odemira e Ourique.

PUB

PUB

PUB

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Farmácia de serviço hoje na cidade de Beja

Publicidade

Mais Lidas

1
Ourique
Incêndio fatal em Ourique: homem perde a vida aos 62 Anos
2
Ressonância
Hospital de Beja: A espera terminou, Ressonância Magnética chegou
Devemos acarinhar os eleitores do Chega? Não! Não podemos
4
Bombeiros
Polémica nos Bombeiros de Beja: Lista rejeitada responde a comunicado da direção 
5
Odemira
Alunas de Odemira brilham em competição de ciência em Itália
6
25 de Abril
50 anos de Abril: Catarina Eufémia, um símbolo da luta antifascista
7
agricultores
Agricultores que cortaram estrada em Serpa identificados pelas autoridades
8
roubos em Beja
Semana com ameaças, agressões e roubos em Beja

Recomendado para si

Noticiário
16/04/2024
NOTICIÁRIO 16-04-2024
IPBeja
04/04/2024
“Renaturalização da Agricultura” é tema de Congresso no IPBeja
28/03/2024
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva
06/03/2024
GNR deteve dois indivíduos por furto de produtos agrícolas
06/02/2024
GNR desenvolve operação “Floresta Segura”
04/02/2024
NOTICIÁRIO 04-02-2024
04/02/2024
Festival Entrudanças promove projeto com comunidade
29/01/2024
ADPM promove turismo em Cabo Verde