PSD preparara festa de aniversário em Beja

O PSD assinala o 44º aniversário sob o lema das “Autonomias regionais”.

O Partido Social Democrata escolheu a cidade de Beja para as comemorações agendadas para a próxima sexta-feira e sábado.

Os históricos líderes das regiões autónomas dos Açores e da Madeira, Mota Amaral e Alberto João Jardim, serão homenageados.

Com eleições legislativas regionais a decorrer, na Madeira, em 2019 e, nos Açores, em 2020, “o PSD olha para o seu papel como Partido definidor das autonomias regionais, reafirmando o seu protagonismo no aprofundamento das mesmas com o objectivo cimeiro de servir as populações açoriana e madeirense”.

Em nota de imprensa enviada às redacções, o PSD justifica a escolha da cidade de Beja por esta “personificar alguns dos maiores desafios de Portugal no presente, designadamente a necessária reforma da descentralização”.

A sessão solene das comemorações, a 12 de Maio, terá lugar no Teatro Municipal Pax Julia, onde, em Abril de 1975, um comício do então PPD foi interrompido.
O programa do aniversário incluirá ainda visitas e reuniões no distrito de Beja. Serão oradores os homenageados, João Bosco Mota Amaral e Alberto João Jardim; Francisco Pinto Balsemão, fundador e militante n. º1; e o presidente da Comissão Política Nacional, Rui Rio.

Marciano Lopes, comissário para as comemorações, afirma que é um “motivo de orgulho” a homenagem prevista a Mota Amaral e Alberto João Jardim. Em seu entender, esta é uma oportunidade para conhecer as carências do distrito “mais difícil do país” para o Partido Social Democrata.