O Comando Distrital de Beja da PSP vem a público esclarecer uma intervenção ocorrida na noite de passagem de ano e que está a motivar polémica nas redes sociais.
A PSP revela que foi alertada para a existência, no local da ocorrência, de uma fogueira. Ao chegar ao local encontrou vários grupos de pessoas, em número superior a 10, em torno de uma fogueira e a consumirem álcool na via pública, numa clara violação da lei.
Segundo a PSP, “perante os ilícitos verificados, ponderado o número de pessoas envolvidas (aproximadamente, 50) e o contingente policial que se deslocou ao local, a PSP optou por se limitar a fazer cessar os ilícitos referidos, sem qualquer outro procedimento, promovendo a dispersão dos vários grupos de pessoas presentes no local, com recurso ao diálogo, de forma proactiva e pedagógica”.
A Polícia garante que “nunca se verificou a necessidade do recurso a uma intervenção mais repressiva, apesar do registo de alguns momentos de maior tensão e exaltação, ao longo do diálogo mantido com as pessoas envolvidas, aparentemente embriagadas, na sua generalidade”.
A Polícia conclui que “desencadeou um processo de averiguações, que seguirá os seus trâmites normais, de acordo com os regulamentos internos da PSP”.