A reabilitação do IP8 vai contemplar “todo o troço de 4,5 km, desde o concelho de Ferreira do Alentejo até à Rotunda da Força Aérea”, em Beja.
A informação é avançada pelo presidente do município bejense, que explica que o município demonstrou o “seu profundo desagrado” junto da Infraestruturas de Portugal (IP), pelo facto “do primeiro concurso público para projeto da reabilitação do IP8 terminar na rotunda do Aeroporto e não na rotunda da Força Aérea”.
Nesse sentido, Paulo Arsénio esclarece que foi publicada, no último dia de 2020, a retificação do mesmo”, agora, abrangendo “todo o troço desde a “fronteira” com o concelho de Ferreira do Alentejo até à Rotunda da “Força Aérea”.
O autarca esclarece que a previsão que existe é que a obra não arrancará antes de meados de 2022.
Dessa forma, este ano, será levada a cabo a realização do projeto, no final de 2021 ou em 2022, será lançada a empreitada, escolhido o consórcio vencedor, seguindo-se o visto do Tribunal de Contas e apenas, em meados de 2022 ou em 2023 é que arrancará a empreitada.
De acordo com a declaração de retificação, publicada em Diário da República, a intervenção irá melhorar as condições, circulação e segurança no IP (EN121) entre Ferreira do Alentejo e Beja, através da beneficiação estrutural do existente, incluindo as travessias urbanas. O estudo engloba, igualmente, a conceção da designada variante a Beringel.
Fotografia: José Cruz