A iniciativa “Quartel Electrão” desafia as corporações a recolherem o máximo de resíduos eléctricos, electrónicos, pilhas e acumuladores para que estes sejam correctamente encaminhados para tratamento e valorização.
A corporação que maior peso de resíduos recolher será premiada com uma ambulância de transporte de doentes. As entidades que recolherem mais pilhas, acumuladores e lâmpadas receberão equipamento profissional de bombeiros no valor de 2 mil euros e mil euros, respectivamente. Serão ainda distribuídos cinco cartões pré-pagos de combustível no valor de mil euros cada. Estes serão atribuídos às corporações que maior peso de resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos recolherem, relativamente ao número de habitantes da sua área de intervenção. Todas as Associações Humanitárias participantes receberão ainda um prémio monetário por cada tonelada recolhida.
Para além da ajuda dada aos soldados da paz, a campanha pretende minorar os impactos ambientais e sensibilizar a população para o correcto encaminhamento deste tipo de resíduos.
Para participar, as corporações têm de preencher um formulário de adesão e remete-lo para a Amb3E até 9 de Setembro.