Os trabalhos têm início às 9h30 com a abertura do encontro por Artur Martins, técnico responsável pelos museus do concelho de Aljustrel, em representação da Coordenação da Rede de Museus do Distrito de Beja. Cláudio Torres, arqueólogo e investigador, vai ser homenageado nesta sessão pelo trabalho desenvolvido nas áreas da arqueologia, museologia e conservação do património. O programa reserva ainda a apresentação dos temas “Olhares sobre a Museologia de ontem e de hoje” e “As redes de museus em debate experiências e caminhos (novos e velhos)”. Durante a tarde decorre uma mesa-redonda sobre “Formas de representação e novos diálogos museológicos confronto material/imaterial” que conta com a participação de vários especialistas.
Miguel Rego, coordenador do Museu da Ruralidade, refere que este Encontro visa juntar os técnicos dos museus em torno de temas que importam ser discutidos, como o património imaterial e a sua relação com o património material. Esta é também uma forma de conhecer “o trabalho de outras redes”, acrescenta ainda o mesmo responsável.
O Encontro da Rede de Museus fica marcado pela inauguração (17h30) do núcleo de Almeirim “A minha escola”, em Almeirim, no concelho de Castro Verde. Este projecto procura mostrar como era uma sala de aula no século XX, tanto na componente do mobiliário como na dos recursos didácticos, mas sobretudo nos programas curriculares que aqui aparecem bem representados na colecção de manuais escolares já depositados naquele espaço.