Reembolsos do IRS podem ser processados mais cedo

Fotografia: Notícias ao Minuto

Pode ser “expetável que os reembolsos do IRS comecem a ser processados mais cedo do que em 2020”.

A garantia foi deixada pelo secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, que diz haver “condições de fazer a campanha de IRS, de proceder às liquidações e de proceder aos reembolsos”.

“No ano passado”, diz, “os primeiros reembolsos foram processados em 21 de abril, ou seja, 21 dias depois de ter arrancado a campanha da entrega da declaração anual de IRS, um período de tempo mais dilatado do que o registado em anos anteriores, mas que Mendonça Mendes considera ter refletido a rapidez “adequada ao momento”, ou seja, ao facto de o país se encontrar nessa altura a enfrentar o seu primeiro confinamento geral.

Este ano, reconhece, o contexto é “semelhante” ao do ano passado, mas tem uma grande diferença: uma experiência acumulada que em 2020 não existia, nomeadamente no que diz respeito ao facto de uma parte significativa dos funcionários da Autoridade Tributária (AT) estar a exercer as suas funções em teletrabalho por causa das restrições impostas pela necessidade de conter a pandemia de covid-19.

Tendo em conta o acerto nas tabelas de retenção na fonte realizado em 2020, o valor médio do reembolso poderá, assim, este ano ser de menor dimensão.

Rádio Pax/Lusa