Regantes criam ferramenta para otimizar uso da água e da energia na Agricultura

A FENAREG- Federação Nacional de Regantes de Portugal, está a desenvolver uma ferramenta para “otimizar o uso da água e da energia no regadio,” de forma a “reduzir perdas”.

Esta ferramenta de diagnóstico e avaliação promovida pelo Grupo Operacional AGIR, e coordenada pela Federação pode vir a beneficiar mais de “50 entidades gestoras de água e 200.000 hectares de regadio”.

“Os parceiros do projeto AGIR estão a desenvolver um sistema de avaliação de desempenho da eficiência do uso da água e da energia nas redes de transporte e distribuição de água para agricultura, que ajudará as entidades gestoras dos perímetros de rega públicos a tomar decisões fundamentadas sobre investimentos de modernização e gestão das infraestruturas”, explica a FENAREG.

O projeto centra-se no estudo de casos-piloto de três aproveitamentos hidroagrícolas – Odivelas e Vigia (ambas no Alentejo) e Vale do Sorraia (no Ribatejo) –, a partir do qual está a ser desenvolvida uma matriz de avaliação universal.

Carina Arranja, secretária-geral da FENAREG disse à Rádio Pax que o objetivo é “abranger todas as outras entidades gestoras que existem no país”.

O projeto AGIR teve início em 2017, tem a duração de 3 anos e é financiado pelo PDR2020.