A RESIALENTEJO- Empresa Intermunicipal de Valorização de Resíduos recebeu desde o início do ano 295 toneladas de recicláveis.
No âmbito do sistema de recolha porta a porta de resíduos, nos “primeiros quatro meses do ano, [os Municípios de Beja, Barrancos, Mértola, Moura, Ourique e Serpa que integram este sistema] recolheram mais 98 toneladas, que em igual período do ano passado”.
A RESIALENTEJO informa que “38 toneladas são de plástico/metal, 203,7 toneladas de papel/cartão e 53,8 toneladas de vidro”.
De acordo com a empresa, o balanço é “bastante positivo quer ao nível do incremento da quantidade de recicláveis recolhidos e quer ao nível da adesão dos munícipes”.
Recorde-se que a Resialentejo, em parceria com os Municípios de Beja, Barrancos, Mértola, Moura, Ourique e Serpa, apresentou uma candidatura ao POSEUR para a implementação de um sistema de recolha porta a porta de resíduos para mais de 7000 habitantes, abrangendo também a recolha de recicláveis no sector HORECA.
No início do ano arrancaram as experiências piloto em Barrancos, Mértola, Moura, Ourique e Serpa, e em março arrancou o projeto no centro histórico de Beja.