A vila de Beringel recebe, a partir de hoje, mais uma edição do evento “Sabores no Barro”. Até ao próximo domingo, a iniciativa organizada pela Junta de Freguesia de Beringel celebra a tradição oleira da região.
A partir de amanhã e até domingo, o evento propõe uma programação diversificada que inclui mostra e venda de produtos regionais, oficinas de olaria, concertos, caminhadas, passeios de burro e muita animação.
Os visitantes podem, ainda, desfrutar de uma viagem pelos sabores tradicionais, onde os pratos confecionados em barro assumem um papel de destaque.
Este primeiro dia do evento fica marcado pela iniciativa “O Barro vai às Escolas” que leva a arte da olaria pelas mãos dos mestres, junto das crianças das escolas da vila.
O objetivo passa por perpetuar um ofício que teve muita relevância na freguesia na década de 60 do século passado. Nessa altura, a olaria era o ganha pão de cerca de 60 famílias da Beringel, frisa Vítor Besugo, presidente da Junta de Freguesia.
Nesta edição, os embaixadores do evento voltam a ser António Zambujo, Bruno Chaveiro, Bernardo Espinho, António Caixeiro e Antelmo Serrado.
Os “Sabores no Barro” têm como objetivo promover o património cultural e gastronómico de Beringel, reforçando a importância da olaria na identidade local.
Esta iniciativa atrai, anualmente, centenas de visitantes e contribui para a dinamização da economia regional, dando visibilidade aos produtores e artesãos da região.