Salamanca recebe em dezembro o V Congresso Luso-Espanhol de Pecuária Extensiva, com a ACOS na organização

Salamanca recebe em dezembro o V Congresso Luso-Espanhol de Pecuária Extensiva, com a ACOS na organização

A pecuária extensiva de Portugal e de Espanha vai estar em debate em Salamanca, a 3 e 4 de dezembro.

Realiza-se nessa cidade espanhola o V Congresso Luso-Espanhol de Pecuária Extensiva e Desenvolvimento Rural, que a ACOS, de Beja, organiza em conjunto com entidades dos dois países. O encontro acontece de dois em dois anos, ora em Portugal, ora em Espanha, e este ano tem como tema “Sanidade e Território, Confiança e Futuro”.

A ideia é fazer uma reflexão profunda sobre a situação sanitária do setor e avaliar as futuras políticas comunitárias. Haverá quatro painéis, dedicados à sanidade animal, à sanidade vegetal, à comercialização e à Política Agrícola Comum para o período de 2028 a 2034. A abertura fica reservada a um olhar sobre a pecuária extensiva no novo contexto global.

Entre os objetivos está também identificar os benefícios ambientais, territoriais, económicos e sociais desta forma de criar gado.

Vão participar especialistas portugueses e espanhóis, produtores, cooperativas, associações, investigadores, estudantes, representantes da distribuição e membros da União Europeia e dos dois governos. A organização espera juntar mais de quatrocentos profissionais.

Além da ACOS, a organização está a cargo da União dos Agrupamentos de Defesa Sanitária do Alentejo, das Cooperativas Agro-Alimentarias de España e da Federação Andaluza de Agrupamentos de Defesa Sanitária Pecuária.

Informações e inscrições no site do Congresso em: www.congresso-pecuaria-extensiva.pt

PUB

PUB

PUB

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Farmácia de serviço hoje na cidade de Beja

Publicidade

Mais Lidas

1
Ourique
Incêndio fatal em Ourique: homem perde a vida aos 62 Anos
3
Ressonância
Hospital de Beja: A espera terminou, Ressonância Magnética chegou
4
Bombeiros
Polémica nos Bombeiros de Beja: Lista rejeitada responde a comunicado da direção 
Semana com ameaças, agressões e roubos em Beja
Devemos acarinhar os eleitores do Chega? Não! Não podemos
7
25 de Abril
50 anos de Abril: Catarina Eufémia, um símbolo da luta antifascista
8
Odemira
Alunas de Odemira brilham em competição de ciência em Itália
Agricultores que cortaram estrada em Serpa identificados pelas autoridades

Recomendado para si

06/10/2026
Tribunal de Beja começa a julgar ex-autarcas de Vidigueira por prevaricação e peculato
RuralBeja
06/10/2026
RuralBeja foi um sucesso (com vídeo)
Castro Verde
06/10/2026
Feira de Castro regressa a Castro Verde de 16 a 18 de outubro com Lena d'Água, cante e viola campaniça
Mértola
06/10/2026
Feira da Caça de Mértola muda de recinto e recebe Matias Damásio, D.A.M.A e Buba Espinho
06/10/2026
Moura recebe “Baile-Oficina” dedicado à música, dança e envelhecimento ativo
06/10/2026
Presidente da Câmara de Beja faz balanço positivo da RuralBeja: "Foi um sucesso"
RuralBeja
05/10/2026
RuralBeja 2026: Beja Equestre eleva fasquia na feira e já aponta ambições para 2027 (com vídeo)
RuralBeja
05/10/2026
RuralBeja 2026: Um gigante com raízes alentejanas: Rafeiro do Alentejo em destaque na feira (com vídeo)