Seca: Governo quer identificar necessidades dos agricultores

O Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural disponibilizou, através das Direcções Regionais de Agricultura e Pescas (DRAP), um formulário de identificação de necessidades, a preencher pelos agricultores até ao próximo dia 15 de Maio.

Através do preenchimento deste formulário, o Ministério vai recolher informações sobre as necessidades de investimento em equipamentos de captação, transporte e armazenamento de água bem como de equipamentos para abeberamento de gado. Os agricultores deverão igualmente indicar os meios de que já dispõem.

Esta acção surge tendo em conta as actuais condições climatéricas verificadas em Portugal Continental, e a provável evolução para uma situação de seca agrometeorológica e hidrológica.

A medida inscreve-se no âmbito da actividade da Comissão Permanente de Prevenção, Monitorização e Acompanhamento dos Efeitos da Seca, constituída pelo Governo para acompanhar, de forma permanente, o impacto da situação de seca no terreno, em cada momento.

Direcções Regionais de Agricultura e Pescas devem disponibilizar, até aos dias 15 e 30 de cada mês, informação sobre a evolução da situação de seca nas respectivas regiões. A informação deverá caracterizar a actual situação e a evolução dos recursos hídricos privados, das pastagens e forragens, culturas permanentes e temporárias.